TV: Fox News obriga jornalistas a duvidarem das alterações climáticas
Os jornalistas do canal televisivo Fox News estarão a ser obrigados pelo seus superiores hierárquicos a duvidarem das alterações climáticas, segundo vários jornais norte-americanos e europeus noticiaram ontem.
De acordo com o The Guardian, os jornalistas receberem ordens para afirmarem as suas dúvidas sempre que o tema das alterações climáticas for mencionado em qualquer programa transmitido pela estação.
Na base desta notícia – que está a deixar a comunidade jornalística, e não só, perplexa – estará um email obtido pela Media Matter, no qual o chefe da delegação de Washington da Fox News, Bill Sammon, terá dado esta ordem. O email foi enviado apenas 15 minutos depois de uma reportagem da Fox ter citado um estudo científico que demonstrava que a década de 2000 foi a mais quente de que há memória nos registos mundiais.
O email foi enviado a 8 de Dezembro de 2009 em plena Cimeira do Clima, que se realizou em Copenhaga, mas só agora foi tornado público.
“Deveríamos acalmar-nos e evitar dizer que o planeta está mais quente (ou frio) sem apontarmos IMEDIATAMENTE que estas teorias são baseadas em dados que os críticos têm questionado”, explicou o email (as maiúsculas incluídas).
“Não é nossa função enquanto jornalistas noticiar estas noções como factos, especialmente à medida que o debate se intensifica”, continua o email.
Paralelamente, e ainda segundo a Media Matters, a Fox tentou desacreditar o trabalho dos cientistas climáticas nas suas reportagens, enquanto dedicava tempo de antena à minoria céptica.