UE prolonga prazo para implementar regras que livram mercado de produtos da desflorestação

A União Europeia (UE) vai prolongar até ao final do próximo ano, com possibilidade de ser prorrogado por mais meio ano, a revisão das regras para que todos os produtos comercializados sejam livres de atividades que desflorestam.

Green Savers com Lusa

A União Europeia (UE) vai prolongar até ao final do próximo ano, com possibilidade de ser prorrogado por mais meio ano, a revisão das regras para que todos os produtos comercializados sejam livres de atividades que desflorestam.

Em comunicado, o Conselho da UE anunciou hoje que prolongou até 30 de dezembro de 2026 a revisão das regras que obrigam a que todos os produtos comercializados nos 27 países do bloco político-económico sejam livres de qualquer atividade responsável pela desflorestação.

Deste modo, o Conselho da UE quer “simplificar a implementação” destas alterações a todos os níveis.

Para que os operadores mais pequenos possam acomodar-se melhor, está prevista uma “almofada adicional de mais seis meses”.

Livros e jornais também foram excluídos nesta revisão, uma vez que se comprovou que as consequências para o ambiente e a participação da produção destes artigos na desflorestação são residuais.

No comunicado divulgado, o Conselho da UE (composto pelas representações diplomáticas de todos os Estados-membros) dá conta de que mantém a intenção de livrar o mercado interno de quaisquer produtos cuja produção seja resultado de desflorestação.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.