UE reconhece sucesso da entrada da banana orgânica do Peru no espaço europeu



Os produtores peruanos de banana orgânica foram os que melhor aproveitaram o programa europeu Euro Eco Trade, anunciou no final da semana passada a embaixadora da União Europeia no Peru, Irene Horejs.

Segundo a responsável, a qualidade da banana orgânica peruana cumpre todos os standards ambientais, sociais e laborais que o mercado estrangeiro solicita. “Estamos a trabalhar com os produtores orgânicos para um melhor uso da água, do solo e do tratamento de resíduos sólidos e os resultados estão no processo de produção de bananas”, esclareceu Horejs.

A exportação de bananas peruanas para o mercado europeu tem vindo a crescer de forma significativa desde que, em 2010, a ONG (organização não-governamental) Oikos começou apoiar a sua produção e comercialização.

Ao todo, existem cerca de seis mil produtores de banana orgânica na vila Valle del Chira, na província de Sullana, no Peru. O projecto de exportação para a União Europeia chama-se Probanano, é financiado pela própria UE e propõe-se a melhorar a qualidade de vida e reduzir a pobreza dos produtores, trabalhadores e comunidades da região de Piura, através do desenvolvimento sustentável do sector bananeiro.

Segundo a Oikos, a escala de produção de banana tem aumentado, assim como a cadeia de valor, o que permite o acesso ao mercado nacional e internacional e proporciona um aumento de rendimentos e uma maior estabilidade para milhares de famílias de produtores.

Segundo Willy Paredes, coordenador deste projeto da Oikos no Peru, os principais apoios da União Europeia para as exportações agrícolas peruanas são o Tratado do Comércio, o Programa Euro Eco Trade e o Projecto Probanano. “A produção e exportação de bananas orgânicas estão a melhorar a vida de 11.000 famílias, produtores, funcionários e pessoas ligadas ao ramo”, explicou.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...