Um abrigo auto-suficiente na cidade mais austral do mundo (com FOTOS)
O arquitecto norte-americano Michael Reynolds, conhecido pelos seus abrigos sustentáveis feitos com materiais naturais e reciclados, chegou a Ushuaia, a cidade mais austral do mundo.
Chamam-lhe o guerreiro do lixo, por construir abrigos feitos de resíduos e materiais naturais em vários pontos do mundo. Agora, Michael Reynolds chegou a Ushuaia, na Argentina, a terra a que os locais chamam “Tol-Haru, La Nave Tierra del Fin del Mundo”.
Nela, Reyonolds construiu um abrigo auto-suficiente, alimentado por vários elementos – naturais e reaproveitados. Assim, o arquitecto norte-americano reutilizou 333 pneus, 3.000 latas de alumínio, 5.000 garrafas de plástico e 3.000 garrafas de vidro.
Denominado “Earthship”, o abrigo fica mesmo em frente à Antárctida, sendo uma iniciativa da Fundação NAT – do actor Mariano Torre e da cantora Elena Roger.
A sua construção começou no início deste ano, após ter obtido aprovação do município. O abrigo foi construído por cerca de 60 pessoas, entre as quais estudantes da Academia Earthship, trabalhadores locais e o próprio “guerreiro do lixo”, Reynolds.
A energia desta casa única e auto-suficiente é movida pelo vento e sol – a habitação tem ainda um sistema de filtragem de água da chuva. Os interiores mantêm-se quentes durante o Inverno, devido à orientação da casa, e a fachada de vidro que permite a entrada da luz do sol.
Para os envolvidos no projecto, a reciclagem é uma forma subtil de homenagear e celebrar algumas coisas que os acompanharam e os ajudaram a viver, de acordo com o inhabitat. Daí este abrigo ter um significado especial para uma cidade tão afastada dos grandes centros urbanos mundiais.
[nggallery id=404 template=greensavers]