Nalu Nosara Hotel, Costa Rica

A Costa Rica é conhecida como um dos destinos mais populares de eco-turismo a nível mundial. Nosara (na província de Guanacaste) é um dos principais destinos para a saúde, bem-estar e surf do país. E o Nalu Nosara Hotel, inaugurado há meses, é um destino perfeito para amantes da natureza e praticantes de yoga. Situado na Playa Guiones, é um retiro de selva sustentável, que combina estratégias de construção ecológica com artesanato local.

Projectado pelo gabinete de arquitectura costa-riquenho Studio Saxe, o Nalu oferece uma série de pavilhões escondidos entre a natureza, o que garante aos seus hóspedes mais privacidade e contacto directo com a natureza, inclusive encontros com macacos e iguanas locais! Cada uma destas villas, tem o conforto de uma casa, com dois ou três quartos, casa de banho estilo spa, sala de estar aberta com cozinha, chuveiros ao ar livre e uma piscina privada de água salgada.

E porque os arquitectos do Studio Saxe defendem “o poder da arquitectura tropical simples, discreta e moderna”, estudaram exaustivamente o terreno para definir as posições ideais para cada uma das estruturas, realizando extensas análises de padrões de vento e sol. Colocaram telhados de teca reciclada e fizeram corredores iluminados por pérgolas que enquadram vistas para o cenário exuberante na selva e ligam os diferentes quartos. O objectivo final “aproximar as pessoas da natureza, abordando as necessidades da vida contemporânea”, explica o arquitecto Benjamin Garcia Saxe no site da empresa.

Mas o espaço central de Nalu é o estúdio de ioga, uma simples estrutura de madeira e aço que oferece um espaço para exercício e meditação. E à distância de uma curta caminhada, está a praia para quem aqui chega para praticar surf ou apenas dar um mergulho no Pacífico. Que mais se pode desejar?

Fotos: Nalu Nosara

Deixar uma resposta