Um novo tipo de plástico feito a partir de milho é totalmente biodegradável
No London Design Festival foi apresentado um novo tipo de plástico totalmente biodegradável, feito a partir de amido de milho, açúcar e óleo de cozinhar. O produto foi apresentado pela Crafting Plastics Studio e os seus criadores dizem que é tão seguro que até os peixes podem comer este material.
Vlasta Kubušová e Miroslav Král são os autores do Nuantan, o bioplástico que passaram seis anos a desenvolver juntamente com cientistas da Universidade Tecnológica da Eslováquia. De acordo com o duo, o Nuantan dura até 15 anos e resiste a temperaturas até 100ºC.
A Crafting Plastics Studio diz que as propriedades deste novo material fazem com que compita diretamente com o plástico tradicional tanto em termos de propriedades como área de atuação. O novo bioplástico pode ser usado para substituir sacos de plástico, pratos, palhinhas, garrafas e até em impressão 3D.
Por ser totalmente biodegradável, é uma solução que seria fácil de degradar naturalmente no meio ambiente. Todavia, é preciso ter alguma ponderação antes de nomearmos este material como salvador do meio ambiente. Por ser feito de amido de milho, é preciso perceber até que ponto estaríamos a dedicar terra arável que podia ser usada para alimentar pessoas a produzir milho para fabricar bioplástico.