Um passeio pelo hospital abandonado de Arroios (com FOTOS)



Em 2009, o fotógrafo português João Gago viu um sem-abrigo a entrar no antigo hospital de Arroios, na Praça do Chile, Lisboa, e ficou curioso. Tentou falar com algum responsável pelo espaço, sem sucesso, mas acabou por lá entrar e ver várias pessoas a viverem nos antigos quartos de hospital.

“O Hospital de Arroios está abandonado, destruído e vandalizado, e hoje serve de parque de estacionamento”, explica João Gago no seu blog. “Nos últimos anos, vários projectos de reconstrução têm sido propostos, mas nenhum avanço. Ainda podemos encontrar alguns objectos médicos e fichas de pacientes”, explicou o fotógrafo.

João Gago, já nosso conhecido, decidiu então entrar no edifício e fotografá-lo – assim como já tem feito noutros locais de Lisboa ou do resto do País. “Apesar da sua destruição, ainda podemos encontrar alguma beleza no edifício”, concluiu.

Segundo o blog Lisboa S.O.S , o hospital foi construído em 1705 e funcionou como colégio de formação dos Jesuítas. Resistiu ao terramoto de 1755 e ficou devoluto em 1890. Então, ele foi convertido em hospital e ficou sob administração do Hospital Real de São José. Funcionou até 1993, com várias especialidades, altura em que foi definitivamente desactivado.

Veja algumas das fotos do Hospital de Arroios, que continua o seu caminho de deterioração.

[nggallery id=1237 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...