Um terço dos alimentos produzidos no mundo vai parar ao lixo



Num mundo onde a fome continua a ser um dos grandes problemas, a Food And Agriculture Organization of the United Nations (FAO) estima que um terço da comida produzida para consumo humano seja desperdiçada anualmente. Isto significa que 1,3 mil milhões de tonelada de alimentos vão todos os anos parar ao lixo, por problemas vários. Em 2016, Portugal desperdiçava um milhão de toneladas de alimentos por ano, o que dá uma média de 132kg de alimentos por cada português. É um desperdício de energia, água e recursos que afeta o meio ambiente mas também a carteira dos consumidores. E com cada vez mais bocas para alimentar, faz também todo o sentido minimizar o desperdício alimentar e encontrar soluções para resolver este problema.

Mas sabe por que razão os vegetais e frutas que compra no supermercado se estragam tão depressa?

A Sustainable Brands indica que o problema reside na cadeia de fornecedores e na falta de consistência na refrigeração. O exemplo dado é o dos morangos, com uma vida útil de 12 a 13 dias quando mantidos à temperatura certa desde o momento em que são colhidos. Por vezes a fruta é deixada várias horas ao calor antes de ser refrigerada, e cada hora de calor pode custar-lhes um dia de frescura.

A solução dada para este problema complexo é recorrer a tecnologia, sob forma de paletes inteligentes capazes de monitorizar o estado dos frutos e vegetais, para ajudar a tomar decisões sobre que produtos enviar em primeiro lugar para os supermercados, de modo a maximizar o seu tempo de vida e evitar o desperdício.

A União Europeia tem um site dedicado ao problema, que ajuda o consumidor final com boas práticas no que toca à redução do desperdício alimentar.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...