Uma cápsula de salvamento, em caso de acidente aéreo
Se comparamos o número de pessoas que morre anualmente por causas directamente ligadas a acidentes aéreos (cerca de 500) com o número de pessoas que perde a vida na sequência de um acidente rodoviário, rapidamente verificamos que o avião é na verdade uma forma bastante segura para viajarmos.
Diariamente a indústria aeronáutica continua a investigar melhores protocolos de segurança, que permitam aos passageiros uma viagem verdadeiramente tranquila. Mas mesmo com todas as medidas de segurança, com toda a sofisticação e tecnologia de ponta, há sempre uma ínfima possibilidade de acidente. E foi exactamente a pensar nesta possibilidade remota que um engenheiro aeronáutico criou uma ferramenta que poderá ter um impacto tremendo na aviação comercial.
Nos últimos três anos o engenheiro Vladimir Tatarenko esteve a trabalhar num protótipo que pode ser um salva-vidas em caso de aflição: uma cabine que, em caso de necessidade, se separa do resto do avião. Esta “cápsula” vem equipada com vários paraquedas no tecto e com borrachas insufláveis, caso a aterragem de emergência seja em alto mar.
O modelo tem levantado algumas dúvidas quanto à sua real viabilidade, tanto a nível de custos como a nível da sua utilidade em casos de explosão do aparelho, por exemplo. Mas mesmo tendo um longo caminho para avançar, este protótipo é uma esperança para o mundo da aviação. O vídeo que explica como é possível construir esta “cápsula de salvamento” pode ser visto aqui.
[nggallery id=3229 template=greensavers]