Uma casa pré-fabricada e energeticamente autossustentável a partir de €92.000
A empresa norte-americana Deltec, especialista em casas pré-fabricadas resistentes a furacões, acabou de lançar uma nova linha de habitações com saldo nulo em energia – ou energeticamente autossustentáveis, se preferir estes dois “palavrões”.
A colecção aumenta a eficiência energética destas casas pré-fabricadas em dois terços, em relação à actual matriz energética, uma resposta aos constantes pedidos dos clientes, que querem edifícios com facturas de electricidade menores e sejam mais ecológicos.
Segundo explica o Inhabitat, estas casas geram a sua própria energia através de painéis fotovoltaicos. Podem ainda ser instalados sistemas solares de aquecimento de água, num total de oito modelos de habitação disponíveis a partir dos €92.000.
Todas as casas desta colecção são construídas tendo em conta os princípios do Passivhaus, com isolamento de alta performance, orientação solar e ventilação natural. Assim, as habitações minimizam o ganho solar no Verão e maximizam-no no Inverno.
Dependendo do local onde as casas são construídas, é também possível vender o excesso de energia à rede, transformando a habitação num produtor efectivo de energia. A Deltec pode instalar uma casa em qualquer parte do mundo, adianta ainda o Inhabitat.
Fundada em 1968 em Ashville, Carolina do Norte, a empresa passou várias décadas a construir habitações pré-fabricadas resistentes a furacões, sobretudo para resorts. A entrada no sector residencial, a pedido dos clientes destes resorts, chegou em 1985.
[nggallery id=2829 template=greensavers]