Universidade de Coimbra cria associação para ajudar a resolver problemas da fruticultura nacional



A maior parte das árvores de fruto nacionais são produzidas a partir de plantas importadas. Mas há, em Coimbra, um projecto que pretende resolver este problema da fruticultura nacional, através da aposta na propagação de plantas “in vitro”.

Chama-se Associação UC InProPlant e resulta de parceria entre a Universidade de Coimbra (UC), através do Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida, e da empresa InProPlant. O objectivo é resolver a dependência nacional da importação de plantas de viveiro e para isso a Associação recorre à valência de investigadores da área da biotecnologia e biologia das plantas da UC e aos conhecimentos técnicos de um conjunto de viveiristas da região centro.

A Associação UC InProPlant foi criada em 2012 e aposta na inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico na área da micropropagação de plantas (fruteiras e ornamentais).

O projecto está instalado nos terrenos do Pólo II da UC e foi oficialmente inaugurado em Dezembro do último ano. O espaço é constituído por um laboratório de investigação e propagação de plantas e por estufas para aclimatização e crescimento.

Dos projectos já desenvolvidos pela UC InProPlant destaca-se a criação de um catálogo genético das espécies frutícolas nacionais e estão já em curso ensaios de micropropagação de várias espécies fruteiras como o castanheiro, amoreira, tamarilheiro, oliveira, medronheiro, alfarrobeira e kiwi. O objectivo é seleccionar, melhorar e multiplicar estas espécies, bem como o seu registo em catálogos de variedades e a sua certificação.

Foto: Universidade de Coimbra





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...