Universidade de Coimbra desenvolve quatro jogos para tablet e smartphone para utilizar na sala de aula



Uma equipa multidisciplinar de investigadores da Universidade de Coimbra (UC), em colaboração com um programador e um grupo de designers, desenvolveu quatro jogos – 1910, Tempoly, Os Maias – Becoming an expert! e Konnectin – O Homem, ser comunicante – para serem utilizados em contexto escolar a partir de dispositivos móveis, em diferentes níveis de ensino (2º e 3º ciclos do ensino básico, ensino secundário e ensino superior).

Os jogos devem ser acedidos através de um smartphone ou tablet. No caso do Os Maias, por exemplo, ele simula um desafio semelhante ao concurso “Quem quer ser Milionário”, sendo dirigido a estudantes do 11º Ano e composto por 448 questões de escolha múltipla, divididas por vários níveis.

Antes de avançar para o desenvolvimento destes jogos, já testados com sucesso em estabelecimentos de ensino do centro e norte do país, os investigadores foram perceber junto dos alunos quais as suas preferências relativamente aos jogos em dispositivos móveis. A reacção tem sido “muito positiva”, de acordo com Ana Amélia Carvalho, coordenadora do estudo. “[O objectivo] é rentabilizar os dispositivos mais populares entre as gerações mais novas, os smartphones e os tablets, para implementar uma aprendizagem muito mais aliciante e interactiva”, avançou a responsável.

Segundo a Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), é necessário “alterar as práticas de ensino, ir além da aula expositiva tradicional”. “Nada melhor do que recorrer às tecnologias que os nossos estudantes mais usam. Se os alunos gostam de jogos e levam os dispositivos para a escola, então há que os aproveitar para ensinar e aprender, contribuindo também desta forma para o combate ao insucesso escolar”, continuou.

Os jogos estão apenas disponíveis para o sistema operativo Android – por agora – e serão lançados oficialmente a 7 de Maio, durante o 3º Encontro sobre Jogos e Mobile-Learning, a decorrer na FPCEUC. O projecto foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e os jogos serão disponibilizados a todas as escolas que se mostrem interessadas.

O jogo 1910 tem como destinatários alunos entre o 6º e o 9º ano de escolaridade. É um jogo de aventura, onde o jogador é convidado a auxiliar um jornalista enquanto se desenrolam vários episódios que levaram à Implantação da República em Portugal.

Já o Tempoly é dedicado aos alunos do 7º Ano ao 12ª Ano e enquadra-se no género puzzle, tendo o jogador que resolver vários quebra-cabeças, de dificuldade crescente.

Por último, Konnecting – O Homem, ser comunicante é um jogo dirigido a alunos de Licenciatura em Ciências a Educação. Retrata a evolução da comunicação humana desde a Pré-História até aos nossos dias (selfie stick). Um extraterrestre – Komuniket – é incumbido de reportar o modo como os seres terrestres comunicam.





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