Universidade de Coimbra é a instituição mais sustentável de Portugal
A Universidade de Coimbra (UC) é a instituição mais sustentável do país e a 21ª do mundo, revela hoje o ranking The Times Higher Education Impact Rankings 2021. Com um total de 92.7 pontos em 100, a UC foi a com um melhor desempenho global em Portugal no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.
A UC foi também considerada a terceira melhor no cumprimento do ODS 2 – Erradicar a Fome, devido à sua estratégia de combate ao desperdício alimentar. A universidade dispõe de uma refeição social, disponibiliza cabazes alimentares a preços acessíveis pelos Serviços da Ação Social, e desenvolve algumas iniciativas em parceria com produtores locais para a escoação de produtos.
Destacou-se ainda no cumprimento do ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas, ocupando a 13ª posição, e no ODS 3 – Saúde de Qualidade, onde ocupa o 44º lugar, ambos a nível mundial.
Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, afirma “Estes resultados são um motivo de orgulho e de incentivo mas são tão encorajadores quanto desafiantes porque há muito mais caminho por percorrer do que aquele que já foi trilhado. Criar consciência social, dar o exemplo e congregar esforços são fundamentais para que os objetivos coletivos sejam atingidos, envolvendo os nossos estudantes para quem o amanhã irá ser o mundo em que terão de viver”.
O The Times Higher Education Impact Rankings tem como objetivo medir o sucesso global das universidades no cumprimento dos ODS, contabilizando 18 rankings: um por ODS e um a nível global.