UOU: o carro eléctrico português com preços a partir dos €3.500 (com FOTOS)



De capota transparente e aspecto futurista, o UOU é um veículo 100% eléctrico e português, com capacidade para duas pessoas e que pode ser uma solução para quem faz, sobretudo, percursos urbanos. Lançado no final de Março, no Porto, o UOU tem três rodas e preços a partir dos €3.500 – um valor até 75% inferior ao dos veículos eléctricos.

“O UOU é um veículo 100% eléctrico, económico, prático e versátil, na vanguarda de uma mobilidade contemporânea com um sistema de microgeraçao de energia e projectado para [as] smart cities do futuro”, explicaram ao Green Savers Isa Silva e Hugo Teixeira, responsáveis pelo veículo.

O carregamento do UOU pode ser feito em qualquer tomada doméstica convencional, ou seja, não é preciso uma infra-estrutura própria de carregamento. O veículo tem uma autonomia para andar entre 40 a 60 quilómetros, dependendo do tipo de percurso e da produção de energia do próprio condutor. É que o UOU possui um sistema de micro-geração de energia inspirado num processo semelhante usado no campismo mas adaptado à mobilidade.

Assim, foi criado um sistema de steps – parecido com os usados no ginásio – que o condutor pode pisar e recarregar as baterias em andamento.

Por outro lado, ao ser considerado um velocípede, o seu condutor não precisa de carta de condução e até pode andar nas ciclovias. O UOU tem dois lugares – condutor e passageiro -, uma bagageira e um sistema de controlo remoto de abertura e fecho da capota.

“[O UOU] tem uma maior eficiência do motor face aos veículos a combustão. Os veículos eléctricos utilizam entre 0,1 a 0,23 kW/h por quilómetro. A média do consumo equivalente para um veículo a combustão é de 0,98 kW/h por quilómetro, sendo assim bastante menos eficiente que um eléctrico”, continuam os responsáveis pelo UOU.

O único senão do UOU é a falta de veículos disponíveis. Existe apenas um carro construído, que está disponível para test drive no Europarque, Santa Maria da Feira. Há mais dez UOU a serem produzidos em Ovar, com componentes portuguesas e importadas, para empresas. No final deste mês, os carros serão finalmente comercializados para o público geral.

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