UTAD lidera projeto que promove inovação e sustentabilidade na vitivinicultura do Norte

Com início em janeiro de 2025 e uma duração prevista de três anos, o projeto StrengthS4WineChaiN é liderado pela UTAD, através do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB). As universidades do Minho e do Porto participam também neste projeto como parceiras.

Redação

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a coordenar um projeto que pretende promover a inovação e a sustentabilidade na cadeia da vinha e do vinho na Região Norte.

Com início em janeiro de 2025 e uma duração prevista de três anos, o projeto StrengthS4WineChaiN é liderado pela UTAD, através do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB). As universidades do Minho e do Porto participam também neste projeto como parceiras.

Com um financiamento total de cerca de 2,7 milhões de euros, sendo que perto de dois milhões provêm da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR NORTE), no âmbito do programa NORTE 2030, a iniciativa pretende desenvolver soluções científicas e tecnológicas que reforcem a resiliência do setor vitivinícola, num contexto marcado pelas alterações climáticas e pela pressão sobre os recursos naturais.

Entre os principais objetivos, informa a UTAD em comunicado, estão a adaptação da viticultura a condições climáticas mais extremas, a melhoria da eficiência no uso da água e a valorização de subprodutos da vinha e do vinho.

O projeto é constituído por diferentes linhas de intervenção que abrangem toda a cadeia de valor, desde a produção até à transformação e comercialização, com enfoque na transferência de conhecimento para o tecido empresarial e na aproximação entre ciência e setor produtivo.

“O StrengthS4WineChaiN integra uma estratégia mais ampla de especialização inteligente da região, procurando aumentar a competitividade e a sustentabilidade de um dos setores mais relevantes da economia do Norte”, salienta a UTAD.

📅 Inscreva-se já: VII Conferência Green Savers — ESG: o superpoder das empresas | 27 de maio, Auditório Carlos Paredes, Lisboa

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.