Vai à Fava! ou como reinventar a comida de rua (com FOTOS)



Não, não o queremos mandar dar uma volta, apenas apresentar-lhe um novo conceito de comida de rua. O Vai à Fava! é um projecto que nasceu da iniciativa de dois primos que quiseram reinventar a comida de rua e acabar com o preconceito de que a comida de todas as roulottes de rua é pouco saudável. Assim, o Vai à Fava! consiste numa carrinha que serve comida saudável na rua ou em outros espaços abertos.

“Queremos quebrar com os estereótipos que existem acerca da comida de rua, redefinir o conceito de um modo inovador, de elevada qualidade e acima de tudo primando pelo respeito pelo nosso planeta e seus habitantes”, lê-se no site do Vai à Fava!.

Vanda Nobre e Ricardo Ferreira são os mentores do projecto. Vanda é licenciada em Engenharia Alimentar e Ricardo é licenciado em Gestão Hoteleira. Os primos são naturais da zona da Lourinhã e desde pequenos que estão ligados à natureza e à agricultura sustentável.

O Vai à Fava! conta com uma cozinha internacional de autor mas dando destaque à gastronomia portuguesa. Actualmente, o projecto é apenas desenvolvido na zona da Lourinhã, não tendo sítio físico permanente. “Desde o início do ano temos estado em feiras, mercados abertos ao público e claro também nos serviços de catering – com ou sem carrinha”, explica Vanda Nobre ao Green Savers. Além da carrinha de rua, o projecto desenvolve ainda serviços de catering para os mais variados eventos, como festas, casamentos ou aniversários, sempre com comida saudável.

No final de 2014, o Vai à Fava! começou também a organizar workshops de cozinha saudável na Lourinhã.

Além de confeccionar comida de rua saudável, o projecto preocupa-se com a sustentabilidade do negócio e impacto no meio ambiente. Assim, o Vai à Fava! opta por comprar produtos a fornecedores locais e de preferência alimentos sazonais. Privilegia a utilização de descartáveis biodegradáveis e compostáveis, faz separação e reciclagem dos resíduos e usa detergentes biodegradáveis. O projecto doa ainda alimentos que sobram e que estão em perfeitas condições de consumo a instituições de cariz social, o que permite que não haja qualquer desperdício de alimentos.

[nggallery id=1652 template=greensavers]

Fotos: Vai à Fava!





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...