Vai nascer o mais longo cabo de eletricidade do mundo



Já começaram as obras para a construção do maior cabo de eletricidade conector do mundo, que permitirá que energia limpa seja transportada entre o Reino Unido e a Dinamarca, avança o jornal britânico The Independent, referindo que o projeto (chamado Viking Link) deverá estar concluído em meados de 2023. O cabo deverá ter 765 quilómetros de extensão, desde Lincolnshire, na costa inglesa, até o sul da região da Jutlândia, na Dinamarca.

Esta ligação permitirá a partilha de energia limpa entre os dois países, com os dinamarqueses a oferecer a eletricidade gerada pelas seus parques eólicos offshore, e os britânicos a energia verde gerada por suas instalações eólicas e solares. O Viking Link custará cerca de 1,8 mil milhões de libras (1,97 mil milhões de euros), segundo o The Independent.

“Já concluímos o trabalho de campo inicial com investigações arqueológicas e ecológicas, para além dos estudos [que levamos a cabo] sobre obras de água (…) No entanto, este é um marco fundamental para a construção do projeto”, disse Mike Elmer, diretor do projeto Viking Link da National Grid Ventures, citando pelo jornal britânico.

“O Viking Link desempenhará um papel vital para ajudar a descarbonizar a fonte de alimentação do Reino Unido no caminho para um sistema líquido de energia com zero carbono. Isto permitirá o acesso a um fornecimento mais limpo e ecológico de eletricidade, o que tornará a energia mais segura e acessível para os consumidores”, acrescentou o responsável.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...