Vancouver vai suprir as necessidades energéticas apenas com energia renovável
Vancouver, no Canadá, vai passar a suprir as suas necessidades energéticas exclusivamente através de energias renováveis. Depois da decisão favorável da Assembleia Municipal, a autarquia fez o anúncio durante uma conferência em Seoul. Desta forma, Vancouver vai juntar-se a outras 50 cidades mundiais que recorrem apenas a energias renováveis.
Actualmente, apenas 32% da energia utilizada pela cidade canadiana provém de fontes renováveis. Cerca de 90% da electricidade provém de fontes alternativas, mas a energia para o aquecimento, arrefecimento e transportes continua a provir maioritariamente de fontes fósseis. Foi estabelecido que a energia da cidade terá de ser 100% renovável até 2035, escreve o Inhabitat.
“As cidades de todo o mundo devem mostrar liderança contínua para enfrentar o desafio urgente das alterações climáticas e a mudança com mais impacto que podemos fazer é passar a utilizar energia que provenha a 100% de fontes renováveis. O futuro da economia e habitabilidade de Vancouver dependerá da nossa capacidade de enfrentar e de nos adaptarmos às alterações climáticas. Recorrer às energias renováveis é uma das maneiras que Vancouver encontrou para se tornar uma cidade mais verde”, afirma o mayor da cidade, Gregor Robertson.
Foto: cliff.hellis / Creative Commons