Venda de bicicletas já supera a dos carros em 23 países europeus
Tanto a bicicleta como o carro foram inventados na Alemanha, motivo pelo qual é antigo o gosto dos europeus por ambos os meios de transporte. Contudo, no último ano, a venda de bicicletas suplantou a de carros em 23 dos 27 países membros da União Europeia.
Por exemplo, na Itália, a venda de bicicletas suplantou a de carros pela primeira vez desde a II Guerra Mundial, enquanto em Espanha, pela primeira vez, a venda de bicicletas está no topo da tabela de transportes.
Os investigadores atribuem esta mudança europeia do carro para a à recessão global de 2008, da qual a economia da União Europeia ainda está, lentamente, a recuperar.
A venda de carros atingiu o seu mínimo dos últimos 20 anos na primeira metade de 2013. A maior discrepância surge na Roménia, havendo uma venda de 380 mil bicicletas, contra 72 mil carros. Já a Alemanha vendeu o maior número de bicicletas, nomeadamente, 3,9 milhões contra três milhõesde carros.
Muitos governos europeus instituíram políticas favoráveis à utilização de bicicletas, bem como infra-estruturas que promovem o ciclismo como alternativa à condução rodoviária.