A selva universitária de Ho Chi Mihn

Já sabíamos que o Vietname é um país com uma grande biodiversidade e repleto de espaços verdes.  E este campus universitário é exemplo perfeito desta imensa diversidade.

Situado em Ho Chi Minh, o campus da Universidade FPT tem 22 quilómetros quadrados de floresta, bem no meio de uma cidade de quase oito milhões de pessoas. O projecto foi desenhado pela Vo Trong Nghia Architects, que pretendeu criar um oásis académico onde quase todas as superfícies encontram-se alinhadas com árvores.

Todos os andares de cada edifício têm árvores e plantas, protegendo o seu interior. Também os telhados têm várias árvores que ajudam a isolar o edifício, permitindo que a água das tempestades desapareça mais rapidamente e amenizando o efeito de calor urbano normalmente associado a cidades cheias de betão.

Por outro lado, o Vietname é vítima de frequentes apagões de electricidade, pelo que as sombras das árvores e todo o verde envolvente ajudam a reduzir a dependência de escola de aparelhos de ar-condicionado, evitando sobrecarregar a rede eléctrica.

No campus há ainda lugar a jardins com árvores de grande dimensão, o que segundo o Mental Floss dá à universidade um aspecto de selva abandonada. O mesmo atelier de arquitectura está, de resto, a desenhar um campus idêntica para uma universidade de Hanoi, a capital e segunda maior cidade do Vietname.

Deixar uma resposta