Vietname: milhares de gatos resgatados dos restaurantes acabam esmagados por camião



Lembra-se das três toneladas de gatos que foram resgatados pela polícia vietnamita, em Hanói, quando se preparavam para serem vendidos para restaurantes da província de Quang Ninh, no Norte do País?

Segundo o Daily Mail, os gatos acabaram por ser esmagados pelos pneus de um outro camião, uma execução em massa que terá ocorrido pouco tempo depois do resgate e que está a chocar os amantes de animais – e não só.

De acordo com o jornal britânico, todos os gatos que sobreviveram à viagem, na sua maioria animais de estimação na vizinha China, estavam em jaulas de bambu e sem espaço para se mexer. No início da semana, as autoridades vietnamitas ainda não sabiam o que fazer com os animais. Um porta-voz da polícia de Dong Da explicou que uma lei vietnamita ordena a destruição de todo o material que seja contrabandeado mas, aparentamente, o caso tinha contornos diferentes, uma vez que se tratava de uma grande quantidade de animais.

No entanto, as autoridades acabaram por alegar um eventual problema de saúde pública para esmagar os animais. De acordo com o Daily Mail, vários activistas e organizações de animais comprometeram-se a ficar com os animais, mas todos os pedidos foram recusados. A actriz francesa Brigitte Bardot chegou inclusive a fazer uma oferta financeira para cuidar dos animais, através da embaixada norte-americana, mas esta foi recusada.

“Os gatos foram [esmagados] e enterrados com lima, devido a preocupações ligadas ao surto de doenças na capital”, explicou Le Duc Chinh, responsável pelo grupo activista Asia Canine Protection Alliance (ACPA) e que investigou o caso. “Fiquei incrédulo e perguntei-lhe por que tinham feito isto, mas os responsáveis insistiram que apenas seguiram a lei, que diz que os animais sem certificados de saúde devem ser destruídos imediatamente”, concluiu.

John Dalley, da organização Soi Dog Foundation, da vizinha Tailândia, disse que tentou várias vezes convencer as autoridades vietnamitas a mudar de ideias. “Tínhamos veterinários em stand by na Tailândia, prontos para voar para o Vietname. As autoridades recusaram qualquer tipo de informação e nunca responderam aos telefonemas. É verdade que interceptar gatos que vão a caminho de restaurantes é louvável, mas o que se passou a seguir não é aceitável num país civilizado”, concluiu.

[nggallery id=1499 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...