Vila Pouca de Aguiar recebe casa na árvore ecológica (com FOTOS)
O RA Architectural & Design Studio criou duas incríveis casas na árvore, erguidas no norte de Portugal, em pleno Parque de Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar, e que têm na sustentabilidade a sua principal característica. Inseridas no Pedras Salgadas Spa & Nature Park, o par de casas serpenteia o seu caminho através das copas das árvores, oferecendo acomodações simples e ecológicas.
Feitas principalmente a partir de madeira e materiais naturais, as duas Tree Snake Houses foram pré-fabricadas fora do local e só depois transportadas de camião, até à floresta. Ambas as habitações possuem uma longa entrada de madeira, semelhante a uma ponte, que se estende a partir do nível do solo.
O núcleo central da casa situa-se entre as copas das árvores e é sustentado por três vigas de sustentação de aço, posicionadas em forma de tripé mas causando pouco impacto sobre o terreno. Os elementos de madeira das casas também lhes permitem misturarem-se perfeitamente com o ambiente circundante.
O interior de ambas as habitações apresenta uma zona de estar ampla, kitchenette, casa de banho, sala e uma cama de casal. A cama está posicionada debaixo de uma grande clarabóia – permitindo um ponto privilegiado de observação das estrelas. As Tree Snake Houses também possuem isolamento reforçado, painéis solares, iluminação LED energeticamente eficiente e sistema de tratamento das águas residuais.
O projecto mereceu destaque no Gizmag, que adianta que o estúdio de arquitectura RA está actualmente a desenvolver casas na árvore modulares, semelhantes a estas, que incluem a Mountain Snake House, a River Snake House e a Sand Snake House.