Vitamina D pode ser aliada na luta contra o coronavírus, sugere estudo
Este nutriente é essencial para assegurar a saúde do nosso sistema imunitário, ossos e órgãos vitais. E, segundo um estudo realizado por cientistas italianos, a vitamina D é uma ferramenta capaz de ajudar a reduzir infeções respiratórias. Logo, poderá ser um forte aliado na luta contra o coronavírus.
A pesquisa apontou que a maioria dos pacientes hospitalizados por covid-19 apresentou falta da vitamina D, especialmente os idosos. “A compensação por essa ampla deficiência de vitamina pode ser alcançada principalmente expondo-se à luz do sol, tanto quanto for possível, mesmo que seja em varandas e terraços, comendo alimentos ricos em vitamina D (onde se incluem salmão e ovos) e, sob supervisão médica, tomando medicamentos específicos“, disseram os investigadores ao jornal italiano La Repubblica.
No documento, os autores do estudo sugerem aos médicos que, juntamente com as medidas gerais de prevenção garantam níveis adequados de vitamina D na população, mas “sobretudo naqueles já infetados e nos seus familiares”. A medida, acrescentam, deverá estender-se também aos “profissionais de saúde, idosos frágeis, pessoas no lar e todos os que estão de quarentena”.