Voluntários voltam à estrada para mais um Censo de milhafres/mantas
Nos dias 24 e 25 de Março, dezenas de voluntários voltam à estrada para mais um censo de milhafres/mantas. O objectivo da iniciativa, coordenada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), é continuar a contabilizar a maior ave de rapina dos arquipélagos dos Açores e da Madeira e avaliar o estado das suas populações.
Enquanto nos Açores a espécie é conhecida por Milhafre ou Queimado Buteo buteo rothschildi, na Madeira é conhecida por Manta Buteo buteo harterti.
De acordo com a SPEA, “só em 2011 participaram nos censos 199 cidadãos, foram percorridos mais de 3100 km e avistadas 959 aves em 9 ilhas, sendo o objectivo para este ano superar esses valores. Por isso, apela-se à participação de todos os cidadãos que queiram ser cientistas por um dia”.
No total, desde 2006, já participaram nesta iniciativa mais de 600 cidadãos, foram avistados 3221 milhafres/mantas e percorridos cerca de 10 500 km, nos dois arquipélagos.
A SPEA estima que o total de milhafres/mantas existentes nos dois arquipélagos seja de cerca de 1500 aves – 1300 nos Açores e 200 na Madeira.
O único requisito exigido aos participantes é que saibam identificar um milhafre/manta.
Para mais informações sobre os censos, consulte a página do projecto aqui.