Volvo e Northvolt aceleram caminho para a eletrificação com nova fábrica de baterias
A Volvo Cars e a Northvolt escolheram a cidade de Gotemburgo, na Suécia, para a construção de uma nova fábrica de produção de baterias cujo início das operações está previsto para 2025. Esta unidade irá criar 3.000 novos postos de trabalho e será complementada por um Centro de Investigação e Desenvolvimento que ambas as empresas já haviam anunciado em Dezembro.
Esta nova fábrica, que resulta num aprofundar da parceria com a Northvolt, fortalece a estratégia de eletrificação da Volvo Cars, cujo objetivo principal passa por produzir e vender apenas modelos puramente elétricos a partir de 2030.
A construção da fábrica terá início em 2023. Esta fábrica destina-se a produzir baterias ainda mais sustentáveis que irão equipar a próxima geração de modelos elétricos da Volvo e da Polestar.
Com uma capacidade potencial anual de até 50 gigawatt hora (GWh), será capaz de responder e suportar o fornecimento de baterias para aproximadamente meio milhão de automóveis por ano.
A localização da fábrica em Torslanda, Gotemburgo, oferece vários benefícios: uma linha direta para a maior fábrica de automóveis da Volvo Cars, o acesso à infraestrutura e a um fornecimento de energia renovável, a proximidade de competências profissionais relevantes e das unidades de Investigação e Desenvolvimento da Northvolt.
“A nossa parceria para células de bateria com a Northvolt é fundamental para as nossas ambições estratégicas de eletrificação. Pretendemos liderar o segmento dos automóveis premium elétricos e só iremos vender viaturas puramente elétricas a partir de 2030.”, afirmou em comunicado Håkan Samuelsson, Chief Executive do Volvo Car Group
Para Peter Carlsson, Co-Founder e CEO da Northvolt, “o estabelecimento desta gigafactory em Gotemburgo é um passo decisivo, não só para continuar a transformar uma das regiões automóveis mais dinâmicas do mundo, como também para nos tornar no principal fornecedor global de baterias sustentáveis.”
Como a produção sustentável é um princípio nuclear da parceria entre a Volvo Cars e a Northvolt, a fábrica será alimentada por energia livre de fósseis com foco na capacidade de energia renovável da região e integrará soluções de engenharia que dão prioridade à circularidade e à eficiência de recursos.
Atualmente, a produção de baterias para os modelos 100% elétricos do Volvo Car Group representa uma parte considerável do ciclo de emissões de carbono associado a cada automóvel. Ao trabalhar com a Northvolt, uma empresa líder na produção de baterias sustentáveis, e ao ser capaz de as produzir próximo das suas unidades de fabrico na Europa, a Volvo Cars e a Polestar irão reduzir a pegada ambiental associada a este processo nos seus veículos futuros.
“Esta nova fábrica de baterias irá suportar a nossa ambição de atingirmos uma rede de produção ambientalmente neutra e assegurar uma rede de fornecimento de baterias de elevada qualidade para os anos vindouros. Através desta colaboração com a Northvolt iremos também beneficiar com a qualidade da cadeia de valor das baterias, desde as suas matérias-primas até à sua integração otimizada nos nossos automóveis”, indicou ainda Javier Varela, Head Industrial Operations and Quality da Volvo Cars
A joint venture de produção de células de bateria entre a Northvolt e a Volvo Cars representará uma das maiores unidades de produção da Europa e será liderada por Adrian Clarke, ex-executivo da Tesla.
O Centro de Investigação e Desenvolvimento deverá entrar em funcionamento ainda este ano e irá criar algumas centenas de empregos em Gotemburgo posicionando a Volvo Cars como uma das poucas marcas automóveis a coordenar internamente todo o processo de desenvolvimento e de produção de células de bateria.
A parceria entre a Volvo Cars e a Northvolt irá focar-se no desenvolvimento de baterias à medida, capazes de se integrarem perfeitamente nos automóveis da Volvo e da Polestar permitindo maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos. Estabelecer uma integração vertical do desenvolvimento e da produção de baterias é importante para a Volvo Cars e para Polestar, uma vez que a bateria representa a maior componente de custo individual de um automóvel elétrico, bem como a maior parte da sua pegada de carbono.