Water Research Prize 2020 atribuído a projeto que reutiliza água da chuva para arrefecer edifícios 



O World Architecture Festival (WAF), patrocinado pela GROHE, decorreu este ano em modo virtual, de 30 de novembro a 4 de dezembro.

O projeto vencedor do Water Research Prize é um sistema modular suspenso, que arrefece as fachadas dos edifícios através da água da chuva. A equipa vencedora é composta por investigadores gregos da Universidade de Patras, Katherine Liapi e Kyra Papanikolaou, e da Universidade de West Attica, I. Sibetheros.

O projeto tem como objetivo reutilizar a água da chuva para arrefecer fachadas em cidades com temperaturas elevadas. Foi-lhes atribuído um prémio de 10 mil libras para continuarem a investigação.

“Decidimos, enquanto júri, que este projeto é vencedor por mérito porque explora o escasso recurso que é a água de uma forma criativa e promove a sustentabilidade de um modo impressionante”, afirma Paul Finch, diretor de programa do WAF.

A água da chuva é captada para um tanque no telhado e reutilizada pelo sistema, que borrifa as fachadas, enquanto retém o máximo de água possível. Durante o inverno a água é captada para tanques isolados para que nos meses de verão se possa reutilizar para diversos fins de arrefecimento. A água é filtrada e distribuída pelas diferentes instalações do edifício, como sistemas de arrefecimento, aspersores, áreas verdes ou até lagos (irrigados através de uma bomba alimentada por painéis solares).

Patrick Speck, líder da LIXIL Global Design, refere “o que mais gosto no projeto vencedor é o facto de usar uma combinação inteligente de design ambiental e de produto, e na sua essência, promover a sustentabilidade em ambientes urbanos com grande densidade populacional”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...