Workshop para crianças sobre energia eólica dá à costa em Oeiras
A Endiprev realiza hoje uma nova edição da iniciativa europeia OffshoreWind4Kids, com o objetivo de consciencializar os mais novos para a importância da energia renovável. Esta terceira edição, a decorrer na praia de Santo Amaro de Oeiras, conta com a participação de mais de 30 crianças entre os 8 e os 10 anos que irão aprender como funciona uma turbina eólica offshore, através de exercícios práticos, avança a empresa especializada no fornecimento de serviços em turbinas eólicas onshore e offshore.
Segundo a mesma fonte, como a única representante portuguesa da iniciativa europeia OffshoreWind4Kids, a Endiprev irá concretizar localmente a missão da associação ao apoiar a construção de modelos de turbinas eólicas offshore. No final, os participantes compreenderão como funcionam as diferentes fundações da infraestrutura e irão colocar a sua primeira turbina eólica em funcionamento no mar.
“Com o agravamento da crise energética e climática é fundamental apostar na educação das novas gerações sobre o potencial da energia renovável. As crianças são a fundação da sociedade e por isso devem adotar desde cedo comportamentos sustentáveis. A Endiprev reconhece que tem um papel importante a desempenhar neste sentido, como tal, repetimos por uma terceira vez a OffshoreWind4Kids em Portugal, desta vez em Oeiras, depois de Matosinhos e Viana do Castelo” refere Tiago Ornelas, Business Development Manager da Endiprev.
A Endiprev conta com vários anos de experiência em projetos eólicos offshore e está atenta à evolução do setor e do papel que este desempenhará na descarbonização a um nível mundial. Além da OffshoreWind4Kids, a Endiprev tem vindo a trabalhar em vários projetos de grande escala, na Europa, na Ásia e na Améria, inclusive na comissão do primeiro parque eólico dos Estados Unidos da América, Block Island, e de França, Saint-Nazaire. Atualmente, tem mais de uma centena de técnicos “altamente” especializados a trabalhar em projetos offshore essenciais para a produção de energia limpa.
Lançada em 2021, a iniciativa europeia OffshoreWind4Kids já está presente em 18 países, inclusive em Portugal através da Endiprev, e ambiciona em 2023 alcançar 10.000 crianças. Uma parceria que decorre desde o ano passado e tem desenvolvido atividades com algumas escolas em várias zonas do país. A primeira edição decorreu em Viana do Castelo, a cidade portuguesa com o primeiro parque eólico offshore.