Yellowstone teve mais de 500 terramotos, devemos estar preocupados?
O que soa mais assustador, vários terramotos ou um super-vulcão? O Parque Nacional de Yellowstone, um dos locais sismicamente mais ativos dos Estados Unidos, tem ambos. E em setembro, sofreu 510 pequenos terramotos na região do Lago Grizzly, mais do dobro da sua média.
Tem sido um Verão sismicamente ativo. Com início em julho, já se registaram cerca de 800 terramotos no total desde então. Todos foram ligeiros, sendo o maior de magnitude 3.9. Isto não é suficientemente elevado para ser destrutivo, e talvez nem se sinta. Mas, mesmo assim, são muitos terramotos. O que é que se passa?
Quando os fluídos vulcânicos se movem ao longo de fraturas de rochas subterrâneas, surgem vagas de terramotos. O investigador do Serviço Geológico dos EUA (USGS) Mike Poland, que é também o cientista responsável pelo Observatório do Vulcão de Yellowstone, disse que o Lago Grizzly recebe normalmente cerca de 150 a 200 terramotos por mês. Mas, por vezes, este número dispara.
“Houve muitos meses em que assistimos entre 800 e 1000 tremores de terra”, disse Poland, citado pela Newsweek. “Por exemplo, em julho de 2021, houve uma vaga de mais de 800 abalos sob o Lago de Yellowstone durante 10 dias”.
De acordo com o website do USGS, alguns terramotos de dimensão considerável numa área poderiam possivelmente desencadear uma erupção vulcânica. O super-vulcão teve três super erupções no passado: há 2,1 milhões de anos, há 1,3 milhões de anos e há 664.000 anos. É muito pouco frequente.
Assim, embora Yellowstone seja geologicamente fascinante e local de excelência para os amantes da natureza, é extremamente improvável que o super-vulcão volte a explodir em breve, apesar de todos estes pequenos tremores.