Yumenosuke, o cão que escapou à eutanásia para procurar sobreviventes em cenários de catástrofe (com FOTOS)
Yumenosuke era apenas um cachorro de quatro meses quando foi condenado à eutanásia, destino de milhares de cães que vivem em abrigos no Japão. Porém, o pequeno Yumenosuke foi salvo pela organização Peace Dog Japan, que o treinou para ser um cão de buscas a ser utilizado em cenário de catástrofe.
Um dos cães que foi enviado para o Nepal para ajudar na busca por sobreviventes, na sequência do forte sismo de 25 de Abril, que matou mais 7.000 pessoas, foi Yumenosuke. Já no último ano, o canino pode demonstrar o que aprendeu com as pessoas que lhe salvaram a vida, pois foi enviado para as buscas de Hiroxima, na sequência dos deslizamentos de terra.
Agora, Yumenosuke está em Katmandu, na linha da frente das buscas, inserido numa pequena equipa de seis humanos e dois cães que o Japão enviou para o Nepal, escreve o Dodo.
Os cães de raça estão na moda no Japão e o destino dos caninos sem pedigree acaba por passar pelos abrigos de animais. Estima-se que todos os anos mais de 80% dos animais que vivem nestas instituições sofram eutanásia, normalmente em câmaras de gás.
São organizações como a Peace Dog Japan que retiram alguns destes animais dos abrigos e lhes dão uma segunda oportunidade.
[nggallery id=1796 template=greensavers]