Zoo dinamarquês pondera matar segunda girafa
Depois de toda a polémica à volta da morte da girafa Marius, este domingo, num zoo de Copenhaga, um segundo zoo dinamarquês pode matar outra girafa, ironicamente com o mesmo nome, nos próximos dias.
A notícia está a ser avançada pelo Dodo e explica que esta girafa, de sete anos, vive no zoo Jyllands Park, em Videbaek, e está de perfeita saúde. No entanto, o zoo informou que ele não pode reproduzir-se porque a sua composição genética já está representada nas outras girafas. Ou seja, será possível que “Marius seja eutanizada se o zoo adquirir uma nova girafa fêmea para acasalar com a girafa macho já existente”.
De acordo com Janni Lojtved Poulsen, tratador da Jyllands Park, explicou ao Guardian que ainda não há certezas sobre quando o zoo iria adquirir uma segunda girafa fêmea. “Se nos disserem que teremos de eutanizar [Marius], claro que o faremos”, explicou Poulsen.
O responsável explicou ainda que os recentes protestos pela morte da girafa Marius no zoo de Copenhaga não o afecta. “Não nos afecta de nenhum modo. Estamos completamente de acordo com Copenhaga e faríamos o mesmo”.
O zoo já explicou, no Facebook (e em dinamarquês), que está a trabalhar de perto para manter a saúde da população de cada espécie. “Isto significa que alguns animais poderão ser mortos para manter a saúde dos outros e evitar endogamia”, afirmou.
“No longo prazo, poderemos ter de matar ou retirar uma girafa do parque. Se o nosso coordenador decidir que esta terá de ser morta, então isto deve-se ao nosso entendimento que é a melhor solução para manter os outros animais saudáveis, sem endogamia”, concluiu o zoo.
Tal como no caso de Copenhaga, existe já uma petição online para salvar a girafa Marius.
Foto: ÓscarB / Creative Commons