Zouri lança nova coleção para assinalar Dia Mundial da Criança
Celebra-se hoje o Dia Mundial da Criança, uma data que pretende sensibilizar para os direitos das crianças e para o seu bem-estar.
No intuito de assinalar este dia a Zouri, marca portuguesa de calçado sustentável, decidiu lançar uma nova coleção de sapatilhas para criança. A linha é composta por algodão orgânico com certificado GOTS (Certificação de Produtos Têxteis Ecológicos) e com certificado de comércio justo, por uma palmilha anatómica com cerca de 50% de material reciclado, tal como por uma sola feita com borracha natural e lixo plástico da costa portuguesa – de locais como Esposende, Mira, Pedrogão, Melides e Porto.
Para comemorar este lançamento e aproveitando os dias comemorativos do Dia Mundial da Criança, do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e do Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), a Zouri vai promover durante todo o mês várias iniciativas cujo objetivo é consciencializar para a poluição do oceano.
Serão desenvolvidas ações em formato online, que vão sugerir atividades e dar dicas para sensibilizar as crianças para a problemática do plástico nas praias e no mar. Estas serão dinamizadas nas redes sociais da marca Facebook e Instagram, contando ainda com o apoio de algumas personalidades como as atrizes Marta Andrino e Joana Seixas.
A marca de calçado tem marcado uma das maiores revoluções na inovação em Portugal na área da Economia Circular, recebendo prémios do Banco de Investimento Europeu para a Inovação Social e o prémio nacional da Academia Eletrão. Todo o calçado é produzido em Portugal e é vegan. As solas são produzidas em borracha natural e plástico recolhido das praias portuguesas, as palmilhas são feitas a partir de materiais reciclados, e as gáspeas, a parte superior do sapato, é composta por materiais naturais e biodegradáveis, como o algodão orgânico, linho, cânhamo, ou biomateriais como o pinatex, um tecido à base de folhas de abacaxi, ou pele de maçã.
De realçar que até ao ano de 2020, a marca já conseguiu recolher 4 toneladas de plástico da costa portuguesa.