Ministro do Mar visita startup de aquacultura com produção sustentável em Peniche

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e a diretora-geral de Política do Mar, Helena Vieira, visitam esta tarde as instalações da SEAentia, uma startup portuguesa na área da aquacultura. A SEAentia está a desenvolver o seu projeto piloto na Smart Ocean – Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche, com o apoio técnico-científico de investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria.
A empresa quer inovar no panorama da aquacultura nacional e internacional, destacando-se na produção sustentável de corvina (Argyrosomus regius) em sistema de recirculação em aquacultura (RAS – Recirculation Aquaculture System). Este sistema foca-se no bem-estar animal e, como tal, não utiliza antibióticos ou outros fármacos, não polui o ambiente e garante a biossegurança dos produtos.
Estas características estão alinhadas com a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, que define a necessidade de valorizar os produtos de pescado originários de aquacultura e promover práticas de aquacultura sustentáveis, que protejam os recursos marinhos.