ESG: é difícil gerir e reportar dados porquê?

O reporting ESG (Environmental, Social and Governance) transformou-se num pilar essencial para as organizações que procuram não apenas cumprir com a conformidade legal e regulamentar, mas também demonstrar o seu compromisso com o impacto climático e com práticas mais responsáveis.

Sustentabilidade na Limpeza Hoteleira

Num mundo onde os cidadãos falam cada vez mais em consciência ambiental, é imperativo que todos os setores, incluindo o setor de indústria hoteleira, abracem práticas sustentáveis.

A importância da sustentabilidade no setor imobiliário

Atualmente, a sustentabilidade surge como um fator que influencia transversalmente todas as esferas da sociedade. O setor imobiliário não é exceção. A crescente preocupação da sociedade com a saúde ambiental do planeta cria uma necessidade urgente de integrar a sustentabilidade em todas as práticas…

Quem vai juntar a sustentabilidade às resoluções de Ano Novo?

Ter uma alimentação saudável, fazer mais exercício físico, deixar de fumar, caminhar pelo menos dez mil passos, viajar mais ou ligar mais vezes à família são parte comum das infames “resoluções” de Ano Novo: hábitos que queremos implementar nas nossas vidas e, em janeiro, é o momento certo para…

Impulsionar a inovação: a era dos veículos elétricos

Apesar de os automóveis com motor de combustão tradicional dominarem o mercado, os veículos elétricos (VE) tornaram-se um dos produtos mais populares e desejados da década graças à sua capacidade de descarbonizar os transportes e ajudar os condutores a poupar dinheiro em combustível.

Preço zero: a morte do sucesso das energias renováveis?

O crescimento do autoconsumo de energia é imparável. O relatório sobre o autoconsumo fotovoltaico em Portugal, publicado pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), mostra um aumento do interesse dos Portugueses, com mais de 80% na capacidade instalada.

Educação de qualidade para os ODS

Em 2015 a maioria das nações comprometeram-se com a Agenda 2030 proposta pela ONU de atingir as metas de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.

O vértice da sustentabilidade financeira das empresas

Como costumo dizer, a sustentabilidade não é só verde, tem muito mais cores! Falar de sustentabilidade é, acima de tudo, falar de futuro, onde cabe certamente a dimensão ambiental, mas também a dimensão social e de governação de empresas. E é aqui que entra a componente de gestão que conduz à…

O dever da indústria no combate às alterações climáticas

Ao analisarmos os relatórios de progresso acerca das mudanças climáticas dos últimos anos, deparamo-nos com uma realidade desanimadora. A incapacidade de conter o aumento da temperatura do nosso planeta terá consequências extremamente prejudiciais para a humanidade.