Portugal continental tinha no fim de maio 36% do território em seca severa ou extrema, incidindo especialmente no sul do país, adiantou o ministro do Ambiente.
A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro revelou que vai distribuir gratuitamente cerca de 800 compostores para compostagem doméstica e aproximadamente 10 mil baldes para que os particulares procedam à separação de resíduos alimentares em casa.
A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, viu aprovada, no âmbito do programa Transformar Turismo, uma candidatura no valor de 400 mil euros para regenerar a zona ribeirinha junto ao polo principal da instituição e valorizar o património industrial.
O Governo moçambicano anunciou, na cidade da Beira, subsídios para famílias carenciadas terem acesso a redes de abastecimento de água em quatro províncias do centro e norte do país.
O Governo tomou medidas restritivas ao consumo de água no sotavento algarvio e pretende reduzir em 15% o consumo da água das massas subterrâneas no Algarve.
O artista Bordalo II vai instalar em Vila Nova de Famalicão uma obra da série “Big Trash Animals”, feita a partir de mais de mil brinquedos doados por crianças das escolas do concelho.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje ser “muito urgente” que a estratégia nacional para a economia azul seja compreendida por todos os portugueses e alertou para o risco de Portugal “continuar a adiar o futuro”.
Este é um dos pontos chave do relatório realizado pelo Center for Sustainability, pilar do Credit Suisse Research Institute: "Plastic pollution: Pathways to net zero".
O ativista cabo-verdiano Guilherme Mascarenhas quer lançar este ano uma nova edição de um livro sobre os corais na praia da Lajinha, ilha de São Vicente, e com isso financiar a obra de proteção daquele local.
O ministro do Ambiente e da Ação Climática afirmou ontem que a taxação dos sacos de plástico ultraleves pretende alterar comportamentos e “minimizar ou inutilizar” o uso destes sacos, "reproduzindo uma política que teve sucesso em Portugal”.
A Águas do Centro Litoral (AdCL) aprovou o lançamento de um novo concurso de requalificação da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) do Choupal, em Coimbra, cujo valor ronda os 37 milhões de euros.
A frota portuguesa capturou menos 10% de pescado em 2022 face ao ano anterior, num total 165.801 toneladas, anunciou hoje o INE, adiantando que a receita gerada em lota subiu 0,1%, para 335,5 milhões de euros.
A associação ambientalista Zero saudou hoje a aplicação de uma taxa sobre sacos de plástico ultraleves em alternativa à proibição, defendendo que a existência de um custo dá “um sinal muito” claro de apelo à moderação do uso.
O Conselho da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu (PE) chegaram hoje a um acordo sobre a proposta de 2018 da Comissão Europeia para atualizar as regras para combater a sobrepesca.
O objetivo do AWARE (Aquaponics from WAstewater REclamation) é criar a primeira quinta na Europa que utiliza águas residuais num sistema aquapónico, ou seja, que combina a aquacultura com a hidroponia (cultivo de plantas fora do solo).
A União de Sindicatos de Setúbal (USS) contestou a eventual caducidade da reserva do solo para a terceira travessia do Tejo no Barreiro, que diz “retardar e inviabilizar medidas estruturais para o desenvolvimento da região de Setúbal”.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai monitorizar os impactes ambientais do Sistema Eletrocutor do Tâmega (SET), que inclui duas barragens já em exploração e uma terceira que começa a encher em outubro.
Mais de 800 mergulhadores quebraram no sábado em Sesimbra, distrito de Setúbal, o recorde do Guinness de maior número de envolvidos numa limpeza subaquática em 24 horas, adiantou hoje à agência Lusa a associação Oceanum Liberandum.
A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, está a desenvolver uma tecnologia que pretende utilizar os resíduos da produção de vinho para gerar energia limpa, contribuindo para a redução da pegada de carbono da indústria vitivinícola.
Quatro arguidos suspeitos de pertencerem a uma rede luso-chinesa de tráfico e comércio ilegal de meixão (enguia bebé) para o mercado asiático remeteram-se hoje ao silêncio no início do julgamento no Tribunal de Aveiro.
A secretária de Estado da Energia, Ana Fontoura Gouveia, disse hoje que o leilão eólico ‘offshore’ vai ser lançado até ao final deste ano, devendo o vencedor ser conhecido em 2024.