Dia Internacional da Conservação da Natureza assinala-se hoje
O Dia Internacional da Conservação da Natureza celebra-se esta quinta-feira e, a esse propósito, a ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território vai reunir-se com associações ambientalistas. O objectivo do encontro, que se realiza simbolicamente no Parque Natural da Arrábida, é inteirar-se das preocupações dos intervenientes em várias áreas do sector.
Já o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural afirmou que o Governo tem duas prioridades fundamentais, apostando na valorização da conservação da natureza e nas áreas protegidas. A ideia é lançar incentivos fiscais para as empresas e chamar as autarquias através da concessão de espaços públicos. Uma rede alargada de sensibilização e educação ambiental está nos planos da tutela, garantiu Daniel Campelo.
Há ainda o lado da punição a ter em conta, para quem não respeita a natureza, com um ajustamento da regulamentação sobre coimas e multas e um procedimento mais célere e mais eficaz no que respeita ao funcionamento dos tribunais.
A campanha de sensibilização tem de ser feita nas escolas e nas comunidades, para aumentar o número de cidadãos empenhados na conservação da natureza, esclareceu ainda o responsável à agência Lusa, citada num artigo do Destak.
Recentemente, o gabinete de Assunção Cristas dispensou o uso de gravatas, de 1 de Junho a 30 de Setembro, todos os anos, com o objectivo de diminuir a factura do ar condicionado e preservar o ambiente. A iniciativa Air Cool será acompanhada da adopção de um conjunto de medidas de sustentabilidade energética e ambiental, como o uso preferencial de meios electrónicos para as comunicações entre gabinetes e serviços, assim como o uso de videoconferências e a indicação para os equipamentos electrónicos serem desligados em vez de mantidos em stand-by.