Angola assinala Dia Internacional para a Protecção da Camada do Ozono com workshop



Angola celebra hoje o Dia Internacional para a Protecção da Camada do Ozono com um workshop que pretende sensibilizar para os problemas que o buraco na camada de ozono pode provocar na saúde pública e no ambiente.

Sob o lema “Eliminação dos HCFCs: É a Única Oportunidade”, este ano o Ministério do Ambiente angolano, através da sua Unidade Nacional do Ozono, organizou um workshop sobre a Convenção de Viena e o Protocolo de Montreal.

De acordo com o portal Angop, o workshop terá lugar no Auditório do Instituto Médio Industrial de Luanda (IMIL) e irá contar com a presença de especialistas que irão abordar temas relacionados com a preservação do ambiente.

As substâncias regulamentadas pelo Protocolo de Montreal – protocolo sobre substâncias que destroem a camada de Ozono, assinado, em 1987, em Montreal pelas Nações Unidas – serão outro dos temas em destaque no evento.

“O governo angolano,  através do Ministério do Ambiente, continua a dar o seu contributo na eliminação progressiva dos gases que destroem a camada do ozono”, afirmou o responsável da Unidade da Camada do Ozono, António Matias.

António Matias referiu ainda que, em parceria com vários sectores, como a Direcção Nacional das Alfandegas, Educação, Polícia Fiscal, Economia e Organizações Não Governamentais, Angola tem trabalhado no reforço da estratégia de controlo e eliminação dos clorofluorcarbonos (CFCs) e de hidroclorofluorcarbonos (HCFCs).

Segundo dados internacionais, anualmente surgem cerca de três milhões de novos casos de cancro da pele e morrem 66 mil pessoas com este tipo de cancro no mundo.

“A redução de apenas um por cento na espessura da camada de ozono é suficiente para a radiação ultravioleta cegar 100 mil pessoas por catarata e aumentar os casos de cancro da pele em três por cento”, revela o Programa das Nações Unidas para o Ambiente.

O Dia Internacional para a Protecção da Camada do Ozono foi designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1994, para comemorar o dia da assinatura do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Prejudicam a Camada de Ozono, em 1987.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...