Meriens: a cidade sustentável que alberga 7.000 pessoas em alto mar
Muitos designers e arquitectos tentam adivinhar como serão as cidades do futuro, mas provavelmente ninguém foi tão longe quanto o francês Jacques Rougerie, que tem uma visão de cidade flutuante que pode albergar até 7.000 pessoas sem produzir qualquer resíduo.
Chamada Meriens, esta cidade tem como base uma espécie de embarcação com 915 metros com a forma de uma raia gigante. Com um design radical, Meriens seria completamente autónoma e sustentável.
Rougerie, que há muito é conhecido pelos seus desenhos imaginativos em terra, mar e espaço, diz que uma das hipóteses é transformar Meriens numa cidade universitária – uma Coimbra sobre o mar.
Assim, poderiam lá viver cerca de 7.000 investigaores, professores e estudantes. Haverá bairros, salas de aula, laboratórios e áreas residenciais, para lazer e desporto. O projecto contempla ainda uma lagoa interior. “Sinto-me muito bem debaixo de água, sinto-me diferente. Um outro tipo de imaginação acorda em mim quando estou debaixo de água”, explicou Rougerie ao The Creators Project.
[nggallery id=2438 template=greensavers]