Copenhaga: um parque público no Verão; reservatório anti-inundações no Inverno
Se há projectos arquitectónicos que marcam uma mudança de visão em relação às construções urbanas, este é um deles: a cidade de Copenhaga, na Dinamarca, vai construir um parque público desenhado para suportar as consequências das alterações climáticas – e, especificamente, as inundações provocadas pelo aumento do nível médio do mar e tempestades extremas.
Segundo o Inhabitat, o Enghaveparken é um parque público desenhado para acolher todo o tipo de reuniões e diversões familiares, durante a época seca. Durante o Inverno, porém, ele pode receber até 24.000 metros cúbicos de água. O projecto foi proposto por uma parceria entre a COWI, Trendje Natur e Platant, como forma de lidar com a rápida precipitação e inundações sem sacrificar o espaço público.
Em 2011, chuvas devastadoras causaram vários estragos na capital dinamarquesa num único dia. Agora, a cidade desenvolveu um plano para ajudar na adaptação aos fenómenos climatéricos extremos, causados pelo aquecimento global. E uma vez que o sistema de esgotos foram considerados impróprios para lidar com queda de água tão forte e rápida, a cidade criou um plano para lidar com esta questão em cada bairro.
Em Enghaveparken, a solução foi criar este parque, que terá um grande dique a rodeá-lo e que irá recolher a água das chuvas dos telhados vizinhos. Caso o tempo assim o permitir, porém, o local será utilizado pelos cidadãos e turistas de Copenhaga como um tradicional parque público.
[nggallery id=2714 template=greensavers]