Chineses já testaram – com sucesso – comboio que atinge os 500 km/h



No último fim-de-semana, a China testou, com sucesso, um comboio que atinge, em velocidade máxima, os 500 km/h. A infra-estrutura ferroviária foi construída pela CSR Corporation (China South Locomotive & Rolling Stock) e é feita de fibra de carbono reforçada com plástico, pesando menos que um comboio normal. Por isso, atingir velocidades mais elevadas.

Se, em termos de design, o novo comboio bebeu a inspiração às antigas espadas chinesas, o equipamento é completamente futurista e pode revolucionar a indústria ferroviária. Os novos comboios atingem velocidades até 160 km/h mais rápidas que os actuais comboios de alta velocidade chineses, apesar de, numa fase comercial, estas velocidades não sejam atingidas.

É que um dos grandes problemas relacionados com este mega projecto chinês é a segurança dos passageiros. Em Julho, um outro teste ferroviário tinha acabado em tragédia, vitimando 40 pessoas e fazendo 200 outras vítimas, de acordo com o Menos Um Carro.

Esse acidente acabou por abrandar os investimentos chineses na alta velocidade, tendo o Governo daquele País ordenado que, nas linhas existentes, a velocidade máxima passasse dos 300 km/h para os 250 km/h, nas linhas rápidas, e dos 250 km/h e os 200 km/h, nas lentas.

Paralelamente, o Governo chinês anunciou que iria desistir da construção de 80% dos comboios inicialmente previstos. Ainda assim, e como se pode ver devido a este novo teste, pode ver-se que o executivo chinês não planeia suspender este projecto, que deverá construir 16 mil quilómetros de linhas de alta velocidade até 2020. Isto, apesar dos problemas ligados à segurança dos passageiros e população.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...