Happy, uma app para uma vida mais saudável



Chama-se Happy e é a primeira aplicação portuguesa desenvolvida para prevenir o cancro. É gratuita, adapta-se ao perfil e contexto do utilizador e funciona como uma espécie de lembrete para uma vida mais saudável.

A Health Awareness and Prevention Personalized for You – Happy foi desenvolvida por Nuno Ribeiro, estudante de Doutoramento em Multimédia e Educação da Universidade de Aveiro e investigador do i3S, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto.

Financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, a Happy usa o nosso telemóvel, aparelho que regra geral não conseguimos largar durante todo o dia, para nos relembrar alguns cuidados essenciais a ter com a nossa saúde numa lógica de prevenção para males futuros.

Esta aplicação de “prevenção personalizada” baseia-se na localização geo-espacial do dispositivo do utilizador e “envia a mensagem certa, no momento certo”. Assim se “a pessoa estiver na praia durante o dia irá receber mensagens para se proteger do sol; se estiver no supermercado, a Happy vai sugerir-lhe comprar frutas e vegetais frescos”, explica o investigador.

Desenvolvida no âmbito do doutoramento de Nuno Ribeiro, a Happy foi testada por voluntários durante um mês, tendo-se revelado eficaz. Agora é lançada de forma gratuita para o mercado, nas lojas de aplicações da Apple e da Google.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...