Uma torre de Babel em areia construída com tecnologia 3D
O Sand Babel é um arranha-céus construído com a tecnologia 3D a partir de areia do deserto e é alimentado com energia solar. Inspirada pelos tornados e pelos pedestais rochosos encontrados no deserto, a torre foi concebida com uma rede metro no subsolo e combina espaços residenciais, laboratórios de investigação e miradouros.
Esta estrutura futurista, que seria instalada no deserto, é um projecto de designers chineses que ganhou uma menção honrosa na 2014 eVolo Skyscraper Competition. A ideia desenvolvida pelos designers chineses consiste na construção de uma rede inteligente de arranha-céus pela paisagem desértica. As torres seriam construídas através de uma impressora 3D alimentada a energia solar, que utilizaria areia para imprimir as várias partes das estruturas.
Cada torre teria duas secções principais. O esqueleto espiral superior seria construído através da transmissão continuada de forças tensoras, ao passo que a estrutura inferior manteria todo o edifício estável e reforçaria os alicerces. Os alicerces orgânicos funcionariam como raízes e facilitariam a comunicação entre os vários arranha-céus.
As torres estariam ainda equipadas com um sistema de geração de água. O processo aconteceria no telhado em forma de cogumelo, que usaria as diferenças de temperatura para gerar água através da condensação.
[nggallery id=903 template=greensavers]