Brasil: Ir de bicicleta para o trabalho dá direito a dia extra de folga



A cidade de Salvador, Brasil, está a apostar numa medida pouco convencional para convencer os funcionários que trabalham na Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação de Salvador a substituírem o uso do carro como meio de transporte, dando primazia à bicicleta. Assim, quem durante quinze dias for para o trabalho de bicicleta, ganha um dia extra de folga ao final do mês.

A medida foi publicada recentemente, na portaria 003/2017, e embora esteja cheia de intenções, está igualmente recheada de burocracia, que pode desmotivar até o mais entusiasta deste modo de transporte. Como funciona então este incentivo? É simples, para ter acesso a um dia extra de folga, os funcionários deste instituto têm de juntar 15 documentos- um por cada dia-, assinados pelas entidades competentes, que atestam que todas as deslocações casa-trabalho-casa foram feitas apenas com recurso à bicicleta. Se toda a papelada necessária estiver em ordem, o funcionário ganha o direito a um dia extra de folga, a ser gozado em dia a combinar com as suas chefias.

Lado a lado com esta iniciativa, Salvador está a tentar implementar várias medidas por uma mobilidade mais sustentável, que ajude a diminuir a trânsito e a poluição que afectam fortemente a região. Para alcançar este objectivo, a cidade brasileira tem vindo a apostar na construção de ciclovias, com 130 novos quilómetros de faixas exclusivas para bicicletas. Também o programa Vai de Bike, um projecto de partilha de bicicletas em vários pontos da cidade, tem sido um sucesso entre os moradores.

Foto: via Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...