Operadora móvel Orange vai levar o Facebook a 70 milhões de africanos



A operadora de comunicações móveis francesa Orange anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia que irá colocar o Facebook, a maior rede social do mundo, nos telemóveis de mais de 70 milhões dos seus clientes africanos.

Segundo a empresa, esta tecnologia irá levar a rede social até às mais básicas versões de telemóveis, abrindo um novo – e enorme – mercado para o Facebook e levando a inclusão social a grande parte da população de África.

A tecnologia chama-se USSD e poderá ser incluída, inclusive, em telemóveis básicos, sem ligação à internet ou um plano de dados. Ou seja, encontrará respostas para a grande parte dos problemas que existem, hoje, no acesso ao Facebook no continente africano.

Apenas 8% dos telemóveis do continente africano têm capacidade para aceder ao Facebook, de acordo com a Orange. A empresa francesa afirmou que, até final do ano, espera levar o Facebook a pelo menos um milhão dos seus clientes.

Embora o Financial Times – de onde fomos buscar esta notícia – opte por destacar a importância estratégica, para o Facebook, desta nova tecnologia, nós preferimos realçar a forma como ela vai revolucionar a maneira como as pessoas comunicam em solo africano – e acedem à informação. A Orange, aliás, já tinha dado acesso gratuito, aos seus clientes africanos, à Wikipedia.

Como adeptos da partilha de conteúdos como forma de inclusão social e reforço da cidadania e relação entre as comunidades, acreditamos que esta é uma grande notícia para o continente africano. E o leitor, o que pensa desta inovação?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...