BMW: 85% dos nossos carros ainda vão ter motor a combustão em 2030
Em declarações ao site australiano GoAuto, a BMW indica que só 30% da sua frota será elétrica em 2030, na melhor das hipóteses. Com efeito, Klaus Froehlich disse que “num cenário muito otimista, 30% dos BMWs serão elétricos puros ou híbridos plug-in, e que 70% será combustão. Se assumirmos que destes 30% metade serão híbridos plug-in, terei 85% de carros no meu portfólio com um motor a combustão interna em 2030”.
Froehlich acrescentou: “Acho que a discussão sobre a mobilidade elétrica é um pouco irracional. Mas estamos preparados. Já comprámos… cobalto e lítio para 2025-35. Já temos [um plano de] segunda vida [para baterias] para os nossos consumidores e estabilização da rede. Estamos preparados. Mas o mundo – Rússia, Austrália, uma grande parte do mundo – continuarão a ter motores a combustão interna durante muito tempo”.
O responsável da BMW acredita que os políticos Europeus gostam de falar mal do diesel, mas “um motor diesel moderno é uma solução muito boa. Principalmente para veículos pesados e de alto desempenho”.