Entrega de pilhas para reciclagem dá dinheiro a instituições sociais
No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que acontece de 17 a 25 de novembro, a ERP Portugal, em conjunto com a Comunidade Intermunicipal do Oeste, lança o desafio de recolha solidária de pilhas usadas.
A partir desta semana e, até ao final do ano, as escolas e empresas que integram os 12 Municípios da OesteCIM (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) irão participar ativamente na recolha destes resíduos perigosos, assegurando o seu tratamento adequado e ajudando quem mais precisa, através da entrega de donativos a instituições de cariz social, já no início do próximo ano.
Por cada 500kg de pilhas usadas recolhidas nestes locais, serão doados 250 euros a instituições de cariz social de cada um dos Municípios envolvidos, perfazendo um total de 12 donativos, traduzidos em bens essenciais e obras sociais.
O valor do donativo a atribuir a cada um dos Municípios corresponderá ao somatório de pilhas recolhidas nas escolas e empresas e será sorteado entre as 12 instituições alvo no final da iniciativa.
As pilhas e baterias são resíduos perigosos porque têm na sua composição substâncias nocivas para o ambiente e para a saúde humana, como metais pesados tóxicos e não-biodegradáveis – cádmio, lítio, níquel, mercúrio e chumbo. O seu abandono indiscriminado pode conduzir à contaminação do solo, dos cursos de água e lençóis freáticos, e ter efeitos adversos na fauna e flora. Em última análise, algumas destas substâncias podem entrar na cadeia alimentar e chegar aos seres humanos.