Dentada de T. Rex podia esmagar um carro



De acordo com o site Business Insider, uma equipa de investigadores descobriu que este dinossauro tinha um crânio rígido, como os dos crocodilos e das hienas modernos, em vez de um crânio flexível, como pássaros e répteis. Essa rigidez permitiu ao T. rex morder as suas infelizes presas com uma força superior a sete toneladas.

“As forças mais altas no T. rex que conseguimos estimar foram de 64 mil newtons, o que representa cerca de 7,1 toneladas de força”, disse Ian Cost, autor principal do estudo publicado na revista científica The Anatomical Record. Em termos de comparação, os crocodilos de-água-salgada dos dias de hoje, que detêm o maior recorde de mastigação de qualquer animal vivo, têm uma força de 16.460 newtons, ou seja, apenas 25% da força de um T. rex.

No entanto, o poder destrutivo do T. Rex não foi reduzido às suas mandíbulas. Os músculos do pescoço do dinossauro desempenharam um papel importante na capacidade do carnívoro para matar e consumir presas. No estudo de 2007 sobre os mecanismos de alimentação do T. Rex, Eric Snively e Anthony Russell descobriram que os músculos do pescoço dos dinossauros eram tão fortes que o tiranossauro poderia ter jogado um pedaço de 110 libras de carne até 15 pés no ar e apanhá-lo novamente – uma assustadora capacidade conhecida como “alimentação inercial.”

Mark Norell, curador do Museu norte-americano de História Natural, descreveu o T. rex como “um caçador de cabeças”, já que o predador tinha a rara capacidade de morder ossos sólidos e digeri-los. Segundo Cost, um crânio rígido fez com que o T. rex pudesse morder ossos e, assim, ser “capaz de produzir força suficiente para esmagar alguns carros, mas talvez não todos”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...