Bio-Bean, a empresa que produz combustível a partir de café
A startup britânica Bio-Bean produz combustível a partir de café. Para criar esta solução, a Bio-Bean recolhe o café moído, usado por fábricas, restaurantes e cafés, que depois transporta para um espaço de reciclagem. A matéria final é extraída dos grãos completamente secos e depois misturado com óleos de forma a produzir o B20 biofuel que, segunda explica a CNN, “pode ser usado em autocarros a diesel sem modificação”.
Esta iniciativa resulta da parceria entre operadores de transporte público londrinos, com a Bio-Bean, aos quais a Shell e a Argent Energy se juntaram para desenvolver um combustível biológico à base de café e que em breve, esperam, possam servir todos os autocarros públicos em Londres. A Bio-Bean já produziu cerca de 6 mil litros desta solução, o suficiente para alimentar um autocarro ao longo de um ano.
“Com 95 milhões de chávens de café consumidas todos os dias apenas no Reino Unido, quase meio milhão de toneladas de resíduos de café são criados todos os anos. Esses resíduos, uma vez descontaminados e secos tornam-se um “super”, explica a empresa num comunicado divulgado no seu site.