Chapéus de sol que purificam o ar vence prémio de Sustentabilidade Nestlé



A primeira edição do Prémio de Sustentabilidade da Nestlé decorreu em junho, no âmbito do Dia Mundial do Ambiente, com o objetivo dar a conhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas pelos parceiros de negócio nas mais diversas áreas de atividade. A Nestlé alinha assim os seus compromissos, a fim de realizar o seu principal objetivo, de tornar a companhia neutra em emissões de gases com efeito de estufa até 2050.

O projeto “Eolo Pureti”, de chapéus de sol que eliminam substâncias nocivas do ar e o tornam mais limpo, foi o vencedor do primeiro prémio de Sustentabilidade. O tecido deste guarda-sol consegue neutralizar os gases libertados pelos veículos automóveis e outras substâncias, através da incorporação de uma nanotecnologia disruptiva, fotocatalítica. Este tratamento é aplicado sobre o tecido, que depois, em contacto com a luz solar e a humidade do ar, contribui para eliminar as substâncias nocivas, limpando o ar que respiramos. O projeto da empresa Ezpeleta já está implementado no país.

“É muito reconfortante para toda a equipa da Ezpeleta verificar que existem convocatórias para prémios deste tipo para os nossos projetos em matéria de sustentabilidade, promovidos por grandes empresas da categoria da NESTLÉ. Só as empresas desta relevância social podem proporcionar a estes projetos a notoriedade suficiente”, afirma Miguel Ardao, Diretor-Geral do Grupo Ezpeleta.

Em segundo lugar ficou a empresa Dacsa Atlantic, com um projeto de neutralidade carbónica ao longo da cadeia de valor, e em terceiro a fornecedora de matérias-primas Acembex, com um projeto de cariz social de oferta de refeições aos mais carenciados. Foram ainda atribuídas duas Menções Honrosas, uma à Randstad, por um projeto de reinserção social de pessoas sem abrigo, e outra à Axians Portugal, que apresentou um projeto de contribuição para a criação de emprego entre os mais jovens no interior do país.

Paolo Fagnoni, Diretor-Geral da Nestlé Portugal, explica: “Este prémio enche-nos de orgulho porque permite constatar o alinhamento que várias empresas de diferentes sectores de atividade têm em prol da defesa do ambiente e da partilha de valor ao longo das suas cadeias de produção. Os nossos fornecedores são parte integrante da nossa cadeia de valor e, por isso, acreditamos que estas iniciativas são fundamentais para a manutenção de relacionamentos sólidos, essenciais para o sucesso do negócio e do alargamento dos impactos positivos que estes propiciam.”





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