A subida do nível do mar pode corroer o desenvolvimento em África



A subida do nível do mar e o clima extremo associado às alterações climáticas são ameaças à saúde humana, à segurança, à segurança alimentar e da água e ao desenvolvimento socioeconómico em África, afirmam os especialistas em alterações climáticas num novo relatório.

“As alterações climáticas estão a ter um impacto crescente no continente africano, atingindo os mais vulneráveis, contribuindo para a insegurança alimentar, deslocação da população e stress nos recursos hídricos. Nos últimos meses, temos assistido a inundações devastadoras, uma invasão de gafanhotos do deserto e agora enfrentamos o espectro iminente da seca por causa do evento climático La Niña”, disse Petteri Taalas, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), ao apresentar o “Estado do Clima em África” 2019-2020.

A subida do nível do mar associada às alterações climáticas inclui o aumento da erosão costeira e da intrusão da água salgada no abastecimento de bebidas, higiene e irrigação. Estes fenómenos representam uma ameaça para as regiões costeiras de África, disse Vera Songwe, secretária-geral e secretária executiva da Comissão Económica para África, no evento da OMM. Songwe explicou que o aumento do nível do mar ultrapassou os 5 mm por ano ao longo da costa leste da África. As nações insulares da região, incluindo Madagáscar e as Ilhas Maurícias, são particularmente vulneráveis.

No entanto, é a costa oeste de África que se espera que venha a ter o maior impacto. Saint-Louis, no norte do Senegal, perto da foz do rio Senegal, foi identificada pela ONU como a cidade mais ameaçada pela subida do nível do mar em África. Saint-Louis não fica a mais de 4 metros acima do nível do mar, e as inundações costeiras já obrigaram ao abandono de escolas, mesquitas e casas. A intrusão da água salgada alterou radicalmente a produção agrícola em torno da foz do rio, bem como obrigou a mudanças na pesca de água doce e húmida na região. Um relatório do Banco Mundial de 2019 estimava que a erosão costeira custasse ao Senegal mais de meio bilião de dólares por ano.
“Cerca de 56% das costas do Benim, Costa do Marfim, Senegal e Togo estão em erosão, e isso deverá agravar-se no futuro.” Prevê-se que a subida do nível do mar altere radicalmente as economias e as comunidades em toda a África Ocidental. O mesmo estudo do Banco Mundial que analisou Saint-Louis estimou que os danos causados pela subida do nível do mar custaram à Costa do Marfim quase dois mil milhões de dólares em 2019 — 4,9% do produto interno bruto do país. No Gana, a erosão transformou aldeias de pescadores costeiras em ilhas. E de acordo com um relatório intitulado “100 Cidades Resilientes”, Lagos, na Nigéria, uma megacidade de 14 milhões de pessoas, “é suscetível a danos causados pela subida do nível do mar e pela erosão costeira, que já levaram a um declínio na qualidade da água, à destruição das infraestruturas de drenagem e ao aumento das incidências de água e doenças”.

África está a suportar “mais do que a subida média do nível do mar global de 3 a 4 mm por ano”, disse Songwe. “A tendência é o resultado da degradação costeira e da erosão na África Ocidental. Cerca de 56% das costas do Benim, Costa do Marfim, Senegal e Togo estão em erosão, e isso deverá agravar-se no futuro”, acrescentou.

Josefa Leonel Correia Sacko, comissário para a Economia Rural e Agricultura da Comissão da União Africana, juntou-se a Petteri Taalas no evento da OMM. Ambos apelaram a mais investigação e projeções meteorológicas precisas para prevenir ou mitigar estes eventos climáticos extremos no futuro.

Os especialistas em alterações climáticas aconselham uma dupla estratégia que envolva políticas de adaptação e de mitigação para combater as ameaças da subida do nível do mar em África. As medidas de adaptação incluem a construção de diques costeiros e praias dotadas com areia e sedimentos. As políticas de mitigação centram-se num maior compromisso global com as políticas de alterações climáticas e que reduziriam a subida do nível do mar. Estes compromissos de mitigação incluem fundos designados de instituições, nações e iniciativas regionais e globais.

Texto escrito por Hope Mafaranga na publicação científica Eos e publicado no Green Savers ao abrigo da parceria Covering Climate Now, uma colaboração de jornalismo global para notícias sobre o clima





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...