Comissão Europeia e Bill Gates unem forças para o desenvolvimento de tecnologias limpas
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou uma aliança “pioneira” entre Bruxelas e a organização Breakthrough Energy, fundada por Bill Gates, para impulsionar os investimentos em projetos de tecnologia limpa em grande escala.
Os investimentos vão concentrar-se em tecnologias com potencial para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, mas cujo alto preço é um problema para “competir com as tecnologias tradicionais baseadas em combustíveis fósseis”, afirmou o Executivo da Comunidade em nota à imprensa.
Os investimentos serão inicialmente focados em quatro setores climáticos de “alto impacto”: hidrogénio verde, combustíveis sustentáveis para aviação, captura direta de ar e armazenamento de energia a longo prazo.
Ambas as entidades esperam mobilizar até 820 milhões de euros entre 2022 e 2026 com o objetivo de reduzir os custos dessas tecnologias críticas e, assim, acelerar a transição para indústrias sustentáveis na União Europeia.
Neste sentido, a Comissão tenciona obter financiamento para esta nova parceria público-privada a partir do programa de investigação e inovação da União, denominado Horizon Europe, e do Fundo de Inovação no âmbito do programa InvestEU.
“A nossa associação apoiará empresas e inovadores da UE para colher os benefícios das tecnologias de redução de emissões e criar os empregos de amanhã”, argumentou Von der Leyen, acrescentando que esta aliança abre a possibilidade para a Europa se tornar o continente da “inovação climática” .
Por sua vez, Bill Gates enfatizou que a UE estabelecerá uma “base sólida” para um futuro com emissões líquidas zero em que as tecnologias limpas sejam “confiáveis e acessíveis”
“A descarbonização da economia global é a maior oportunidade de inovação que o mundo alguma vez viu e a Europa terá um papel fundamental”, frisou.
Esta nova aliança surge no seguimento do apoio que a União Europeia está a oferecer a um conjunto de associações no âmbito do programa Horizon Europe para mobilizar financiamento privado e assim modernizar a indústria através da investigação e inovação.
*Com Agência EFE